Home / Casamento / Damas e Pagens / Damas e Pagens

ComentariosDamas e Pagens

As damas e os pagens já fazem parte quando se pensa em casamento. Não dá para imaginar um casamento sem um casal de crianças para levar a aliança, eles dão um um toque super especial ao evento, e torna o momento muito mais romântico.
Segundo a etiqueta, a noiva não tem o dever de pagar as roupas, ela fornece somente o bouquet, almofada,cesta e o arranjo da cabeça da daminha, as outras despesas ficam na responsabilidade dos pais das damas e pagens. Por isso é importante , deixar bem claro essa questão na hora de fazer o convite, onde os pais terão a chance de aceitar ou não.
É claro, que nada impedirá de você arcar com os gastos, caso pretenda.
As roupas das damas, não precisam ser igual a da noiva , e nem ser do mesmo tom escolhido para a sua decoração. A cor e o modelo ficará a seu critério, quanto mais diferente e despojado, mais bonito ficará.
O fato se repete também para a roupa dos pagens,não precisa ser do mesmo modelo,nem cor, da roupa do noivo, a não ser que isso seja decidido pelo mesmo.
Não se esqueça, por se tratarem de crianças , tome cuidado com o estilo  e tecido a ser escolhido, para não gerar desconforto a criança, que poderá se comportar de forma inesperável na cerimônia em decorrer do desconforto. Proucure tecidos leves e confortáveis.
Uma outra dica, é não escolher crianças menores de quatro anos. Por ainda não entenderem, podem talvez não se comportar como o desejado, e talvez mudar um pouco o roteiro escrito para o casamento.



20 comentarios

  1. Oi
    fiquei muito interessada pela matéria dos noivinhos pois é necessario saber sobre a tradição dos mesmos
    Obrigada por me deixar por dentro do assunto usarei com certeza as dicas no meu casamento

  2. Olá boa tarde, seu site tem me ajudado bastante em organizar meu casamento. Tenho uma dúvida e gostaria de auxílio. Tenho dois pagens e nenhuma dama. Um deles vai levar as alianças o outro posso coloar entrando a minha frente e jogando pétalas, ou é uma função apenas da daminha?
    Gostaria de saber o que os pagens podem levar até o altar e como posso dar uma função a eles? Obrigada

  3. Bom dia!Gostaria que vc me ajudasse em uma duvida e gostaria que vc me ajudasse.Tenho 4 daminhas para entrarem em meu casamento e dois pajem,o que faço?Uma delas é minha filhinha de 2 anos as outras são maiores qual a função que posso dar pra cada uma?Elas podem entrar todas com vestidos diferentes?Agradeço a atenção e espero seu auxilio.

  4. Olá Andréia,
    Você pode usar sua filhinha com um pagem para carregar sua aliança, afinal nada melhor que ela mesma, tão pequena já abençoando seu casamento, você pode usar uma daminha jogando pétalas de rosas a sua frente, outra daminha como florista, ela entra com um buquê com rosas para entregar a cada madrinha na saída do altar após a cerimônia, e o pagem mais a daminha a sua frente na saída do altar, os vestidos podem ser diferentes, mas explore a delicadeza de cada criança que sempre passam um ar de pureza em seus rostinhos, Obs:.O pagem e a daminha que sairão a sua frente seria legal se tivessem as roupas como o seu vestido e a roupa do noivo,

  5. Olá, tudo bem?
    Tenho uma dúvida… Na verdade não consegui entender direito a diferença da dama e da florista, se devem ter as duas, se posso colocar uma das duas apenas. Tenho duas opções pro meu casamento e queria uma sugestão:
    1 – Entrar uma florista antes da noiva e um pajem no momento das alianças, ou
    2 – Entrar o casal (dama com flores e pajem com Bíblia) antes da noiva e o mesmo pajem entrar novamente no momento das alianças sozinho.
    Me dá uma sugestão, por favor rsrs
    Obrigada.

  6. Olá.
    Gostaria que me ajudasse,tenho um casal, uma dama e um pagem bem menor como posso organizá-los?

  7. Vou me casa as 12 hoars a cerim^onia acontecerá no mesmo local da recepção( almoço) meu noivo é viúvo e tem 4 netas e 2 netos todos querem entrar como daminhas e pagens, como faço para distribuir as funções estou achando que são muitas crianças, mas não gostaria de desagrdar nenhuma de suas filhas… Como vou fazer?

  8. Olá

    Tenho quatro daminhas para entrar no meu casamento, duas crianças de cinco anos e mais duas de oito anos, mas não sei como fazer para que cada uma tenha algo em mãos no cortejo, o que faço?

  9. Boa tarde, acesso o site de vcs a quase todo o momento e simplesmente adoro!!!

    Me caso em 16/11/2012 em um sítio no interior de SP (São João da Boa Vista), para aproximadamente 180 pessoas no final da tarde.

    Estou com uma dúvida imensa. Já tenho escolhidos o pájem com daminha para entrarem antes de mim. São crianças de 2 e 3 anos. Já para a entrega das alianças, será minha enteada de 6 anos. Ok, até aí tudo se encaixa, mas meu noivo tem uma sobrinha incrível que gosto demais que gostaria de entrar tbem mas ela já tem 12 anos, uma mocinha perfeita e eu não consigo situá-la na cerimônia.

    Nosso casamento será totalmente fugindo do tradicional mas mesmo assim sinto essa dificuldade.

    Teriam vcs alguma idéia para isso?

    Obrigada

    Thais Bitencourt

  10. Olá!!! Me caso em 17/03/2012 e tenho uma dama e um pajem. Estou pensando em colocar o casal antes da noiva e a mesma dama entrar novamente no momento das alianças sozinha.
    O que acham?

    Obrigada

  11. Boa Noite! Tenho a intencao de colocar dois paigens entrando juntos. Um irá levar a bíblia, mas o outro está sem funcao. Gostaria muito que você me desse algumas sugestões.

    Desde já agradeco!

    Lidia!

  12. Olá, pode ficar um pouco corrido para a criança, se for de mais idade um pouco, como 7 ou 8 nos fica mais fácil, mas se muito novinha a criança pode ficar um pouco temperamental sobre entrar, depende um pouco de cada criança, mas a normalidade é ficarem com vergonha ou assustadas, mas caso ñ consiga outra daminha pode tentar essa logística pedindo ajuda de alguém que tenha intimidade com a daminha citada

  13. Olá Lídia, você pode encontrar uma daminha para ir atrás com o pajem atualmente sem função.

  14. preciso de ajuda tenho um subrinho de 4 anos e outro de 8 anps, uma de 1 ano e meio e outra de 13 anos, um primo de 19 anos meu noivo tem uma subrinha de 4 anos. Quero q todos participem da entrada do nosso casamento, como nós fazemos para distribuir toda essa galerinha? me ajude por favos. A guardo uma solução com urgencia

  15. oii gostaria de saber o que posso colocar
    tenho dois pajen e não sei a função pra eles.

  16. Olá!
    Estou com 3 meninas para fazerem “alguma coisa” no meu casamento, uma já é certa de ser a daminha de honra (a mais nova) as outras duas tem 7 anos e não sei em que posso coloca-las.
    Estou aguardando sua ajuda! Obrigada!

  17. Oiii, adorei seu post. Gostaria de ter uma sugestão sua no seguinte. Tenho 2 casais e uma florista, porém na igreja onde irei me casar só tem 2 entradas, ou seja, uma para o noivo e outra pra noiva. ´Não queria colocar muitas crianças na minha frente pra não me ofuscar, o que acha?

  18. gostaria que me envissem modelos de roupas para damos de casamentos ate mesmo para os noivos

  19. Ola.
    Tenho um pajem e duas damas para a entrada das alianças, como devo fazer, colocar os tres entrando ou é melhor uma jogar as petalas a outra entra com as alianças?

  20. bom dia gostaria de mensagem para entrada de dama e pajjens (os noivinhos )

Deixe um comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Larissa Domiciano Google+ Larissa Domiciano
Scroll To Top