Depressão pós Casamento

Algumas informações básicas sobre Depressão Pós Casamento

Depressão Pós CasamentoPara uma noiva ficar linda e o casamento sair perfeito, ela precisa provar o vestido e o arranjo do cabelo com antecedência. Experimentar docinhos, bolos, risotos e bem-casados de bufês diferentes. Planejar a decoração da festa e o local da cerimônia, a roupa da dama de honra, as alianças e o terno do noivo. Escolher banda ou DJ. Fazer uma lista de músicas para serem tocadas na pista.

Listar os convidados. Encomendar os convites, contratar um fotógrafo e um videomaker. Convidar os padrinhos. Toda essa preparação costuma durar, no mínimo, um ano. Consome dinheiro e a alma da noiva. Quando chega o grande dia, o tempo da festa parece que voa. Horas depois, ela está descabelada, com os pés doloridos. No dia seguinte – se é que foi possível fazer jus às núpcias – dor de cabeça e ressaca. Na volta da lua de mel, o começo de uma vida a dois – e tudo o que envolve isso. Com esse choque de realidade, depois de tanta ansiedade e expectativa, pode começar um fenômeno comum entre as recém-casadas: a depressão pós casamento

As mulheres modernas estão assumindo viver um estado emocional desconfortável no início do casamento. Elas percebem que, muitas vezes, o período chamado lua de mel nem sempre é maravilhoso. Ao contrário. Os primeiros dias da vida a dois podem ser tomados pela angústia. É comum que elas tenham crises de choro nos dias que se seguem à cerimônia. Segundo a escritora americana Sheryl Paul, estudiosa dos sentimentos das noivas e autora do livro The consciousness bride, a maioria das recém-casadas sofre desse mal (depressão pós casamento). ‘Elas se questionam se fizeram a escolha certa, se amam mesmo seus maridos e até o que é o amor’, diz Sheryl. ‘É o momento que elas percebem que tomaram uma decisão de enorme responsabilidade.

depressao-no-casamento

Antes da festa, estavam ansiosas e enlouquecidas demais com os preparativos e não tinham tempo para pensar.’ Se não encontram as respostas, a tristeza pode evoluir para depressão pós casamento. ‘Nesses casos, elas se decepcionam com a vida a dois, o casamento ou o marido. Sentem-se frustradas, confusas e dificilmente conseguem enxergar outra saída que não seja a separação.’ Ainda não existem números oficiais de relatos desse tipo no Brasil.

Nos Estados Unidos, onde o fenômeno é conhecido como post wedding blues, estima-se que 5% das recém-casadas apresentem um grau avançado de tristeza. Embora a depressão pós casamento faça com que as mulheres se sintam encurraladas, não é um sinal de que a relação está fadada ao fracasso. ‘É um sentimento normal, resultado de uma época em que as mulheres podem questionar se a escolha de casar é certa’, afirma Sheryl.

Fonte: Revista Marie Claire / Depressão Pós Casamento

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!