Dicas de Destino Romântico de Inverno



Artigo escrito pela equipe RentCars – Aluguel de Carro, para o site Dicas para Casamento

Se você é daqueles que adora fazer uma viagem a dois deve estar morrendo de vontade de fazer as malas desde a chegada do outono, não é mesmo?

Então, as belas praias do litoral brasileiro que nos desculpem, mas desta vez a dica de viagem fica por conta de destinos romanticos pelas serras brasileiras.

Vamos conhecer cinco das “Suíças do Brasil”


Caxias do Sul – Rio Grande do Sul

Além dos destinos já  tradicionais de outono e inverno, como Gramado e Canela, o estado do Rio Grande do Sul, um dos mais frios do Brasil, tem inúmeras opções de cidades para viagens romanticas por sua serra, dentre elas, Caxias do Sul.

Famosa pelo Festival da Uva que acontece no mês de Março, de Junho a Agosto os turistas são atraidos para Caxias do Sul pelas temperaturas amenas, geadas, bons vinhos e queijos, além é claro, das confortáveis pousadas e chalés de estilo rústico, que acrescidas de uma boa lareira, tanto inspiram a imaginação dos casais.

(Foto: Jardim Botânico de Caxias do Sul. Foto: Wickiboldt/Flickr)

jardim-botanico-caxias-do-sul

A cidade, fruto da colonização italiana, tem diversos roteiros para serem feitos de carro que relembram um pouco da história local e mantem vivas suas tradições, os mais famosos são o Roteiro La Città, que leva o turista pelas principais construções urbanas do municipio, o Roteiro Estrada do Imigrante, um percurso cercado pela natureza exuberante da Serra que ao mesmo tempo conduz por pequenas igrejas e casas bem conservadas de muitos séculos, bem como as cantinas, parada obrigatória para a compra de produtos coloniais.

Outro passeio recomendado por Caxias é o Roteiro Caminhos da Colônia, um estrada ladeada por parreirais e vinicolas abertas a visitação. Não deixem de se presentear com vinhos e espumantes da melhor qualidade.

 

São Joaquim – Santa Catarina

Santa Catarina tem uma das serras mais lindas do Brasil e possui cidades onde as peças de lã fazem parte do vestuário nas mais variadas épocas do ano. Dentre estas diversas cidades, São Joaquim é a mais apreciada pelos casais.

(A pedra Furada é um dos pontos altos do Parque Nacional de São Joaquim, seus arredores oferecem uma bela vista da serra catarinense. Foto: Mathieu Struck/Flickr)

pedra-furada-sao-joaquim

 

Com restaurantes rústicos, porém requintados, ideais para uma noite a dois, além de hospedagem confortável com atendimento hospitaleiro de cidade pequena, São Joaquim conquista os visitantes nos meses de frio; a geada é comum na cidade, assim como as temperaturas que atingem os dez graus negativos e você ainda pode manter sua expectativa de ver a neve cair, quase sempre dá as caras no inverno.

Além de apreciar as praças e construções da Avenida Principal da cidade, você pode visitar o Snow Valley, um parque com trilhas que levam a cascatas e mata intacta. Outras dicas são a visita as plantações de maçã, São Joaquim é o maior e melhor produtor de maçã fuji do Brasil, e a visita a Vinicola Villa Francioni, o passeio por uma das vinicolas mais lindas de nossa nação é guiado e você  fica conhecendo todas as etapas de produção, além de degustar do bom vinho da casa.

Aesar de pequena, São Joaquim tem vários mirantes, além de fácil acesso à cidades vizinhas. Em toda a região a natureza exuberante encanta e uma dica é curtir um passeio pela Serra do Rio do Rastro em direção a Bom Jesus da Serra.

 

Teresópolis – Rio de Janeiro

Se na capital carioca o frio pouco dá as caras, em Teresópolis a temperatura amena é uma característica charmosa da localidade e por conseguinte, os restaurantes, chalés, vinhos, queijos e fondues também o são.

Do restaurante russo ao francês, passando pelo tradicional queijo de cabra, das ruas com construções antigas e bem conservadas ao centro oficial de treinamento da CBF, a Granja Comary, passando pela tradicional feirinha do final de semana, Teresópolis é um excelente destino para se curtir a dois, com atrações para ele e para ela.

(Lago Comary, um arredor de verde intenso. Foto: Knivesout/Flickr)

lago-comary-teresopolis-rj

Na região mais urbanizada da cidade você tem o Morro da Fazendinha com a Colina dos Mirantes, da onde é possível avistar boa parte da cidade, O Palacio Teresa Cristina, o Palacete Granado, o Castelo Montebello Medieval e a Matriz da cidade. No que se trata de natureza, Teresópolis não deixa a desejar, com inúmeras cachoeiras e hoteis-fazenda,  os fãs de trilha poderão se esbaldar pela serra, outras atrações são os orquidários, a Serra do Orgão, o Vale Paquequer, a Serra do Subaio entre outros.

Nos finais de semana aproveitem a Feirinha para provar roupas de lã e comprar moveis de madeira rústicos por um ótimo preço.

 

Monte Verde – Minas Gerais

A Serra da Mantiqueira é outro dos lindos destinos serranos deste Brasil, a cidade de maior destaque desta serra é Monte Verde, que surgiu como uma prospera fazenda a menos de 70 anos e cresceu até se tornar um dos destinos de inverno mais bonitos do Brasil, sendo até mesmo eleita pelo Guia 4 Rodas como o “Melhor destino Romantico do Brasil”.

O acesso até a cidade não é dos mais faceis, mas vale a pena ser otimista e persistente, a cidade raramente fica lotada, e o atendimento de hotéis, pousadas e comércio tem um toque de interior que faz você ficar muito a vontade.

(Vista da Serra da Mantiqueira nos arredores de Monte Verde. Foto:Ana Paula Hirama/Flickr)

Monte Verde MG

O clima ameno de Monte Verde concedeu a suas hospedagens quartos aconchegantes com lareira e duchas de água bem quente, enquanto os restaurantes especializaram-se em sopas, foundues, vinhos, cafés e deliciosos chocolates quentes, além é claro, da calorosa mesa mineira e dos pratos com truta.

Como Monte Verde é na verdade um vilarejo, a melhor opção para ganhar em mobilidade é ir de carro. Ao explorar a cidade com seu companheiro (a), você notará as construções em estilo europeu tão charmosas e pode também fazer trilhas leves para explorar a natureza encantadora da Serra da Mantiqueira.

 

Guaramiranga – Ceará

O destino de inverno mais surpreendente de todos certamente é Guaramiranga, uma cidade cearense, sim é isso mesmo, no nordeste. Assim, não é que lá faça frio como nas demais cidades deste texto, mas por estar na encosta do Maciço de Baturité, no inverno as temperaturas costumam ficar entre 15 e 17 graus.

A dica para os casais é que eles se hospedem nos hotéis e pousadas na estrada e não na vila, onde o ruído é menor e o contato com a natureza mais estreitado. Alguns hotéis possuem inclusive, acesso próprio para trilhas e cahoeiras, tão abundantes na região.

(Arredores de Guaramiranga, uma paisagem difícil de se imiginar no nordeste, a terra das praias. Foto: Silveira Neto/Flicrk)

Guaramiranga Ceará

Outro ponto alto de Guaramiranga é a culinária, tem a típica, portuguesa, francesa, alemã e deliciosos chocolates, tudo isso num endereço próximo à praça central da cidade, dificil de se perder.

Destaque também para a Flora da região, famosa no mundo todo (garanta suas mudinhas) e para as várias cachoeiras nas quais os casais podem tomar um banho bem gostoso. Tanto na própria Guaramiranga como em vilarejos próximos é possível encontrar roupas de lã e feiras de artesanato, um nordeste como você nunca imaginou ver.

Viaje Mais e Pague Menos

 

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média / 5. Contagem de votos:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário