Exames Pré-Nupciais, tudo o que os noivos precisam saber.



A Importância dos Exames Pré-Nupciais na  Saúde do Casal

Hoje em dia, a maioria dos casais se casa tendo uma vida sexual ativa. Mas tendo vocês vida sexual ativa ou não, é de suma importância que os dois realizem, os exames pré-nupciais.

Quanto mais cedo os fizerem, melhor será. Se vocês ainda não têm um plano de saúde, procurem fazê-lo, pois a maioria dos planos tem carência de pelo menos um mês para exames simples e de seis meses para cobrir o parto e internação.

Finalidade dos Exames Pré-Nupciais para os noivos

Os exames pré-nupciais têm a finalidade de avaliar a saúde do casal e a qualidade de uma futura gestação. Além desses exames, vocês terão ainda uma avaliação através de muita conversa com o médico, para que ele conheça o histórico familiar de cada um e determine, se assim achar necessários, outros exames ou novos exames depois de algum tempo.

exames pré-nupciais para noivo e noivaIsso Geralmente, os médicos somente solicitam alguns tipos não comuns de exames, dependendo  do histórico familiar de um de vocês ou dos dois, apresente problemas genéticos ou doenças hereditárias.

Esse encontro com o médico é o momento ideal para tirarem todas as dúvidas, inclusive, sobre o método anticoncepcional que vocês preferem adotar, até porque, às vezes a mulher pode não se adaptar a algum método contraceptivo, daí a importância de os exames pré-nupciais serem feitos, além da própria avaliação da saúde do casal.

Não se esqueçam dos exames ginecológicos rotineiros, como: papa-nicolau, exame das mamas, exame de toque para avaliar útero e ovários. Lembrem-se, os exames são imprescindíveis para uma vida sexual e familiar tranqüila e saudável.

Exames Pré-Nupciais solicitados para a mulher

  • Papanicolau: para prevenção do câncer do colo do útero.
  • Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, entre outras.
  • Tipagem sanguínea: para identificar o grupo sanguíneo e o fator Rh (É importante saber nos casos de fator Rh negativo).
  • Glicemia: permite descartar Diabetes. (ou caso necessário fazer um tratamento para controlar a Diabetes)
  • EAS (exame do sedimento urinário): para verificar a função renal. Quando há infecção nos rins e nas vias urinárias, como a cistite, deve ser tratada, porque se agrava com o relacionamento conjugal. A avaliação da função renal é muito importante. A doença renal crônica se agrava com a gravidez e prejudica o desenrolar da gestação podendo causar o aborto.
  • Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
  • Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho.
  • Reação sorológica para rubéola: contraída pela mulher nos primeiros meses de gravidez, a doença provoca lesões graves no filho.
  • noivos-gravidez-casamentoPode-se fazer a vacina preventiva antes do casamento ou de a mulher engravidar.
  • Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
  • Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consentimento do casal): importante para afastar ou fazer o diagnóstico de AIDS. O diagnóstico antes da gravidez, seja no homem ou na mulher, é importante para que a pessoa doente receba o tratamento adequado e para que a mulher com o uso de medicamentos apropriados, consiga evitar a transmissão para o filho durante a gravidez.

Exames Pré-Nupciais solicitados para o homem

  • Espermograma completo: permite conhecer suas condições de fertilidade e, indiretamente, fazer diagnóstico de doenças do sistema reprodutor masculino.
  • Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, e outras.
  • Tipagem sanguínea: para identificar o grupo sanguíneo e o fator Rh (importante quando o homem tem o fator Rh positivo e a esposa tem o fator Rh negativo).
  • EAS (exame do sedimento urinário): importante para verificar a função renal e afastar a infecção nos rins e nas vias urinárias.
  • Exame de fezes: pode revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
  • Glicemia: permite descartar Diabetes.
  • Reação sorológica para a sífilis: permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho.
  • Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
  • Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consenti-mento do casal).

Obs:. Os exames citados são exemplo a critério de informação, é radicalmente recomendado a consulta de um médico para o casal.

Os exames pré-nupciais são de extrema importância em seu casamento, a saúde do casal vai influenciar diretamente na vida do futuro bebê.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média / 5. Contagem de votos:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!